Aonde o biólogo trabalha? Na verdade, biólogos trabalham em ambos os locais. Por exemplo se uma pessoa trabalha com fisiologia de plantas, que é o estudo das estruturas internas, o biólogo terá que ir no campo para observar as condições climáticas, a temperatura, a qualidade do terreno,etc. para poder analisar e ver o fatores que influenciam no crescimento e desenvolvimento das planta e das suas estruturas em determinados ambientes. E também será necessário que a pessoa colete as plantas que estão sendo estudadas por ela, para que facilite o seu trabalho e que, futuramente, outras pessoas possam utilizar desse exemplar para novos estudos.
Para se trabalhar em um laboratório e para trabalhar no campo, os utensílios e os métodos de trabalho são diferentes. No laboratório é de uso obrigatório, o jaleco, e normalmente são usados microscópios ópticos, ou eletrônicos (com menos frequência), e uso de lupas, pipetas, óculos, luvas, etc. E deve-se manusear com cuidado o material estudado, para não ocorrer acidentes. Já no campo deve-se usar roupas confortáveis e de cores não chamativas (geralmente em tom bege ou verde), uso de botas, repelente, protetor solar, perneira, lanterna de cabeça, binóculo, caderneta, chapéu, walk-talks, máquina fotográfica, etc. Leva-se os materiais de coleta, se for plantas, prensas, e no caso de animais, existem vários materiais diferentes para cada animal, para um morcego, por exemplo, leva-se uma rede ou tela. Tem também, que saber manusear os animais e as plantas para que não sejam perdidos ou danificados, e não atrapalhe nas pesquisas.
No laboratório ou no campo não importa, tendo o conhecimento das normas e das precauções, os biólogos enfrentam qualquer desafio em busca do saber.
Nenhum comentário:
Postar um comentário